segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Atualidades

Civis sofrem com 'guerra de fumaça' do EI ao redor de Mossul

EI usa fumaça de incêndios para se proteger dos ataques aéreos.
Dois civis morreram por inalação dos gases liberados pela combustão.


EI usa fumaça de incêndios para se proteger dos ataques aéreos (Foto: Bulent Kilic/AFP)
 












A espessa fmaça dos incêndios provocados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) para se proteger dos ataques aéreos tingiu de preto o céu do norte do Iraque, criando um dramático pano de fundo na ofensiva contra Mossul.
A utilização da fumaça com fins estratégicos na guerra é tão antiga quanto a própria guerra, mas as máscaras especiais e a tecnologia que as forças iraquianas dispõem deixam os efeitos nefastos aos civis bloqueados em meio ao conflito, em particular as crianças, as mais vulneráveis.
À medida que as forças iraquianas se aproximam de seu grande reduto de Mossul, o EI ateia fogo aos poços de petróleo e incendeia pneus dentro da cidade como parte de seu sistema defensivo - que inclui a queima de trincheiras repletas de petróleo - para obstruir a visão dos pilotos dos aviões de combate e dos sistemas de satélites do inimigo.
Na área de Al Tina, localizada ao sul de Mossul, também se elevam densas colunas de fumaça branca provenientes de uma usina de enxofre incendiada pelos extremistas, que o vento espalha por toda parte, misturando-se com a fumaça preta dos poços de petróleo.
Em meio a esta neblina, que limita a visão a apenas centenas de metros, algumas crianças cobertas de poeira brincam junto a uma estrada.
"Isso aperta nosso peito", comenta Tiba, uma menina de 11 anos, com um vestido azul e um lenço vermelho. Anas, um menino de 7 anos, com o cabelo castanho encaracolado, contou ter dor de garganta.
Segundo um comunicado da ONU, entre 600 e 800 pessoas pediram assistência médica devido a esta nuvem tóxica provocada pelo incêndio da usina de enxofre.
A maioria delas foram tratadas em um centro de saúde na próxima Qayyarah, mas o médico chefe do local disse que várias precisaram ser transferidas a um hospital mais bem equipado dos arredores.
Centenas de afetados 
Os médicos também confirmaram a morte de dois civis por inalação dos gases liberados pela combustão do enxofre.

Este incêndio foi apagado durante o fim de semana, mas os poços de petróleo continuam ardendo há meses.
Os civis que vivem nos limites de Mossul, em zonas que ainda não foram recuperadas pelas forças iraquianas, também foram afetados e encaram como muito limitadas suas chances de receber tratamento.
Um médico do hospital Jomhuri de Mossul, contactado pela AFP e que pediu o anonimato por razões de segurança, disse que um número cada vez maior de habitantes sofre com problemas respiratórios.
"Os que mais sofrem são as pessoas asmáticas, sobretudo crianças e idosos", destacou o médico.
"Fazemos tudo o que podemos, mas a escassez de medicamentos no hospital é cada vez maior", lamenta.
Os mesmos médicos disseram à AFP que os combatentes do EI sofrem cada vez mais ferimentos em suas fileiras em combates, e por isso monopolizam parte dos suprimentos médicos, que se tornam cada vez mais escassos.
Abu Thaer, um morador dos arredores a leste de Mossul, chegou com seu filho de cinco anos ao hospital Jomhuri na semana passada.
"Meu filho tem asma e está sofrendo muito devido à fumaça", disse. "Os medicamentos ainda disponíveis são caros, então o trouxe aqui, onde está sendo tratado na sala de oxigênio".
Calcula-se que quase 1,2 milhão de pessoas ainda estão na cidade, e segundo Abu Thaer muitas tentam se afastar dos incêndios migrando aos bairros menos afetados.
Impacto militar limitado
Segundo especialistas em saúde e contaminação por armas químicas da Cruz Vermelha Internacional (CICV), as nuvens de fumaça que cobrem Mossul não são as mais tóxicas.

"Quando mais processado é o petróleo, mais tóxicos são os gases que contém, mas ao queimá-lo a fumaça não é tão escura", explicou um membro do CICV à AFP.
"Os produtos químicos tóxicos mais letais e perigosos são aqueles que quase não percebemos com os sentidos", prosseguiu.
Quando não há máscaras disponíveis, os civis devem usar um pano úmido que cubra boca e nariz, explicou.
Nas imagens de satélites, é possível ver uma série de manchas pretas cobrindo o campo de batalha de Mossul, mas os especialistas afirmam que a tática jihadista tem um impacto limitado, escurecendo um pouco a visão dos drones.
"A queima de poços de petróleo é um incômodo restrito, que não nos impede de coletar dados utilizando uma série de plataformas aéreas e espaciais", disse o coronel John Dorrian, porta-voz da coalizão anti-EI liderada pelos Estados Unidos.
David Witty, analista e coronel da reserva das forças especiais americanas, disse que os incêndios foram eficazes no início, "colocando obstáculos em operações táticas das forças de combate, que posteriormente projetaram outras" estratégias.
"A fumaça pode limitar bastante o apoio aéreo próximo, com helicópteros de ataque, mas não tanto dos aviões que voam mais alto e cujos alvos estão localizados por GPS", acrescentou
.

Atualidades

Após desastre, novo Código de Mineração ressurge no Congresso


 MARIANA, MG, 08.11.2015: BARRAGENS-MG – Grupo de socorristas estão trabalhando no socorro as vítimas do rompimento da barragem de rejeitos no destrito de Bento Rodrigues, nos municípios de Ouro Preto e Mariana, MG (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
Socorristas trabalham em Bento Rodrigues (MG) após rompimento da barragem da mineradora SamarcoesDE
A discussão do projeto de lei que cria o novo Código de Mineração, em tramitação na Câmara desde 2013, ressurgiu no Congresso com a tragédia provocada pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco na cidade de Mariana (MG).
O relator da matéria, Leonardo Quintão (PMDB-MG), critica a decisão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de criar no início deste ano uma comissão especial para analisar a proposta, mesmo depois de o texto já ter tramitado em comissões especiais desde 2013.
"Eu pedi para ele [Cunha] não criar essa comissão porque não se tem mais nada para debater. Ele me disse que os novos parlamentares querem participar e querem rediscutir nessa nova comissão. Eu acho um erro. Temos que votar. Estou chateado com isso", disse Quintão à Folha.
"Lanço um desafio. Coloque para votar e eu estarei lá para defender o projeto", disse. Apesar da pressão, o deputado disse que ainda não fez tal pedido diretamente a Cunha.
No ano passado, Quintão rejeitou a inclusão de uma emenda que obriga as empresas de mineração a contratar um seguro ambiental para projetos com potencial elevado de contaminação da água ou do solo por resíduos tóxicos.
No entanto, diante da tragédia, o deputado disse que passou a considerar colocar na proposta a obrigatoriedade de se contratar um seguro ainda mais amplo, contra danos ambientais, sociais e materiais.
O relator também deverá alterar seu parecer para obrigar as empresas a tratarem adequadamente os rejeitos oriundos da exploração mineral.
Financiado por mineradoras nas últimas eleições, Quintão negou que tenha atuado em favor de empresas do setor e disse desconhecer qualquer lobby pela não votação da proposta. "Legalmente eu recebi doações porque a mineração está no nome do nosso estado. Dizer isso é um desrespeito e uma demagogia", disse.
"Não há um artigo no projeto em que eu estou beneficiando empresa A ou B. Pelo contrário. Eu sou relator e coloquei sobre o minério de ferro quatro vezes mais a cobrança de royalties de compensações que as empresas têm que pagar", explicou. "Eu não compactuo com lobby dentro do Congresso para não se votar esse projeto", completou.

Atualidades

O que é a Deep Web?


É o conjunto de conteúdos da internet não acessível diretamente por sites de busca. Isso inclui, por exemplo, documentos hospedados dentro de sites que exigem login e senha. Sua origem e sua proposta original são legítimas. Afinal,nem todo material deve ser acessado por qualquer usuário. O problema é que, longe da vigilância pública, essa enorme área secreta (500 vezes maior que a web comum!) virou uma terra sem lei, repleta de atividades ilegais pavorosas.

ME-132-pag45-620x623
PERIGOS DAS PROFUNDEZAS
“Internet secreta”é muito utilizada por criminosos
Só para VIPs
Os endereços da Deep Web podem ser bem bizarros, como uma sucessão de letras e números seguida do sufixo .onion, em vez do tradicional .com. Originalmente, sua função é positiva: proteger conteúdos confidenciais, como os de governos, bancos, empresas, forças militares e universidades, acessíveis só com login, por exemplo
Ponto Cego
A Deep Web pode ficar dentro de sites comuns (na forma de arquivos e dados baixáveis) ou escondida em endereços excluídos de propósito dos mecanismos de busca. O Google nem faz ideia do que está lá: ele seria como um barco pesqueiro que só localiza suas presas na “superfície” do mar
Zona de Guerra
Nem pense em se aventurar nesses mares. Eles estão cheios de crackers (hackers com intenções criminais), que adoram “fisgar” usuários descuidados. Como não há filtros de segurança, eles facilmente conseguem, por exemplo, “zumbificar” o computador de um internauta (controlando-o a distância sem que o dono note) e roubar dados
Predadores Abissais
A parte podre tem até nome: Dark Web. Lá se encontra de tudo: lojas virtuais de drogas, pornografia infantil e conexões terroristas para venda de armas. Como tudo fica nas profundezas, não há jeito de governos e a polícia tirarem do ar. É como se os sites tivessem vida própria, sem donos, registros e documentação

Arte

Uma reflexão inteligente e engenhosa sobre comida saudável

Uma reflexão inteligente e engenhosa sobre comida saudável

Não devemos comer carne. Afinal, ela recebe injeções de hormônio para aumento de peso, e para que eu vou querer ganhar peso e, ainda por cima, ingerir hormônios?
Não devemos comer peixe. Ele também provoca acúmulo. Não sei exatamente do que é esse acúmulo. Ao mesmo tempo, peixes recebem hormônios para aumentar a fertilidade. Eu estou bem com sua fertilidade, para que eu vou querer a do peixe?
Não devemos comer tomate porque ele é da família Solanaceae. Não sei o que quer dizer isso, mas todo mundo diz que é ruim. Berinjelas e pimentões também não são saudáveis.
Frutas também são ruins porque contêm açúcar, e o açúcar provoca diabetes. São especialmente prejudiciais à noite. Durante a noite, todo o açúcar se transforma num bumbum gigante. E para que eu vou querer um bumbum adicional se estou satisfeito com o meu?
Batata não é recomendável por conter amido. Arroz também. Massas também devem ser evitadas por, além do amido, têm glúten. E glúten é o futuro açúcar, que por sua vez é o futuro bumbum gigante.
O óleo, seja de girassol ou de oliva, e a manteiga não devem ser consumidos. São gordura pura. Além disso, manteiga tem também colesterol. Pão é ruim porque possui levedura. O mesmo vale para a cerveja. Não sei qual o problema de ter um pouco de levedura vagando pelo estômago. Ovo é gordura e colesterol.
Leite tem gordura e hormônios para aumento de peso que foram injetados na vaca. Além disso, está destinado a fazer com que um bezerro ganhe peso rapidamente e vire uma vaca. E eu não quero ser uma vaca.
Sucos são ainda piores do que as frutas porque nem sequer possuem fibras saudáveis.
Couve — de qualquer tipo — e brócolis contêm elementos que impedem a absorção de nutrientes saudáveis. E nós, moradores das grandes cidades, conhecidamente temos problemas com a glândula tireoide, cujo mau funcionamento resulta em um bumbum gigante.
Espinafre tem ácido oxálico, que dizem causar danos aos rins. Mau funcionamento dos rins — edemas — sobrepeso. Não, não, não. Nada de espinafre.
Pepinos! Vou comer pepinos. Sobre eles eu não sei nada de negativo. Ainda.
 

Arte

Releitura


É ler novamente, é uma nova interpretação , feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original.

Não podemos confundir releitura e cópia. A cópia é uma mera reprodução.

Já a releitura cria, transforma. Reinterpreta algo, reconstruindo em outro contexto um novo sentido.

Para realizarmos uma releitura, partimos da obra original, criando um novo trabalho.

Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra,pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade.

Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original.

O mais importante é criar algo novo que tenha um elo com a fonte que serviu de inspiração.

Este recurso esta presente em todas as manifestações de Arte.

Vamos agora ver alguns exemplos baseados em obras originais nas artes plásticas:

Iniciamos com a obra mais recriada, Mona Lisa:
                        Jocelyne Grimaud                              original


Mona Lisa (1978)  Botero

                                                     Marco Pece 



Romero Britto


Agora vejamos exemplos de releituras de outras obras ........




Moça com brinco de pérola
            Original Vermeer       Jocelyne Grimaud    David Barton
 
 
As meninas
Original - Velásquez
 
 


                                                      Ziraldo 
 
 
Releitura
Original - A lição de anatomia - Rembrandt
 
 
 


Arte

Exposição 'Arte com Jornal' pode ser conferida em Guararema

Trabalhos foram feitos por alunos com jornal e cola.
Trabalhos em homenagem aos Jogos Olímpicos ficam até novembro.


Esculturas foram feitas em homenagem aos Jogos Olímpicos (Foto: Cláudio Ferraz Junior/ Prefeitura de Guararema)
Esculturas foram feitas em homenagem aos Jogos Olímpicos (Foto: Cláudio Ferraz Junior/ Prefeitura de Guararema)
O Centro Cultural de Guararema recebe exposições dos alunos do ensino médico através do Projeto “Arte com Jornal”. As peças são em homenagem aos Jogos Olímpicos e a exposição segue até o dia 30 de novembro.
O objetivo é desenvolver a visão espacial e a habilidade de construção tridimensional. A técnica utilizada consiste em colocar camadas de jornal com cola sobre estruturas, neste caso, de arame. Como resultado, a peça ganha uma visão tridimensional e fica dura, porém leve. Os custos são baixos e ainda promove a reutilização de um material.
O endereço do Centro Cultural é na Praça Coronel Brasílio da Fonseca, 54, no Centro