Logo, logotipo ou logomarca?
O dicionário ajuda, mas nem tanto: a palavra logomarca, por exemplo, consta em nosso dicionário, porém, não é adotada em nenhuma outra parte do mundo, ao contrário de logo, marca ou logotipo — o que aumenta ainda mais a confusão que existe até entre os profissionais da área. É adequado utilizá-la?
Mesmo que a nossa língua pátria nos diga que usar as palavras logo, logotipo ou logomarca estão certas e significam praticamente a mesma coisa, há aqueles profissionais da área de comunicação que condenam a palavra logomarca e aquelas que defendem que seu uso é legítimo, afirmando, inclusive, que existem diferenças básicas entre logotipo e logomarca.
Para ajudar você a esclarecer de uma vez por todas qual a diferença real entre esses termos, criamos esse artigo que explica detalhadamente a diferença entre cada um dos termos. Acompanhe!
Afinal, Logotipo ou logomarca?
O que é um logotipo? Um passo atrás para entender melhor
Segundo o Dicionário Online de Português, a definição para logotipo é:
s.m. Grupo de letras, abreviações etc., fundidas em um bloco único para acelerar a composição tipográfica. Desenho característico de determinada instituição, marca comercial ou de um anunciante, usado para identificá-los em impressos, anúncios de propaganda etc.
Em grego, “logos” quer dizer significado, conceito. Já “typos”, quer dizer símbolo ou figura. Assim, a palavra logotipo quer dizer “símbolo visível de um conceito”. Assim, o conceito apresentado pelo cliente ou desenvolvido pela agência é o logo, e o símbolo gráfico feito a partir dele é o tipo.
Logotipo é o termo mais defendido e adotado como “correto” pelos os profissionais da área.
Há também a noção de que logotipo seria a forma escrita, e padronizada, da marca da empresa, como observamos na marca do Google, Microsoft ou Coca-Cola. Nesse caso, o logotipo não representa o conjunto de “nome da marca + símbolo”, equivalendo ao arranjo de letras e forma de escrita que distingue o nome da marca, relacionado a sua tipografia ou lettering — conceitos de design para a combinação ou criação de formas de letras.
Um dos argumentos para defender essa ideia é de que o logotipo é o nome fantasia da empresa e pode ser registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como uma marca.
O que a maioria dos profissionais da área concorda é que o logotipo pode ser apenas uma representação gráfica, como o nome da empresa desenhado de forma que mostre o conceito, ou a parte gráfica com as letras, tudo junto.
Por que dizer que logomarca é um erro?
O significado de logomarca, segundo o Dicionário Online de Português:
s.f. Reunião de algumas informações importantes como o nome de uma marca, com o intuito de destacá-la através de letras específicas ou outros atrativos gráficos, para torná-la um símbolo visual capaz de caracterizar e representar um produto, uma empresa etc.
(Etm.logo + marca).
Apesar de criticado, o termo logomarca tem sido utilizado entre os profissionais da comunicação e design para se referir ao logotipo. Então, Logotipo ou logomarca? Qual o correto?
Atualmente, quem defende esse neologismo costuma justificar a legitimidade do termo afirmando que logomarca é a junção do símbolo que representa a empresa e seu nome, como podemos observar em marcas como a do McDonald’s, que é formada pelos arcos amarelos e assinada com o nome do fast food.
Pode fazer sentido, mas ainda é preciso entender a etimologia da palavra. O termo é formado pela união de “logo” e “marca”. Como já observamos, “logo” vem do grego e significa conceito, significado. Já “marca” vem do germânico “marka” e traduz-se como significado. Assim, a palavra logomarca seria um termo redundante: significado do significado.
Existem os que condenam quem fala logomarca e também aqueles que “confundem” os termos, e é muito difícil dizer quem está certo e quem está errado, se até a língua portuguesa adota as duas terminologias. A verdade é que o termo já se popularizou entre profissionais da área e hoje é muito utilizado, sendo compreendido e aceito por muitos. No final das contas, o que importa mesmo é resolver o problema na comunicação do cliente com profissionalismo.
É correto usar apenas “logo”?
Geralmente, a utilização do termo “logo” pode ser uma abreviação tanto de logomarca como de logotipo, variando o artigo empregado. Se você disser “o logo”, está se referindo ao logotipo. Mas se disser “a logo”, no feminino, a referência é a logomarca.
Não há problema algum em abreviar esses termos, muitas pessoas até preferem por não saberem qual terminologia é correta. Porém, esse termo é mais informal, e dependendo da ocasião, utilizar a terminologia completa é o mais indicado.
É errado falar “marca”?
A marca tem um significado abrangente, que vai além de uma representação gráfica. Ela é a essência da empresa, um conceito que fica dentro do imaginário das pessoas. Por exemplo, ao falar da Nike provavelmente veio a sua cabeça memórias e emoções relacionadas à prática de esportes, saúde e movimentação. Já com a Apple você provavelmente pensou em tecnologia de ponta e sofisticação. Pois é exatamente essa imagem que essas empresas desejam passar através da marca.
Portando, utilizar o termo “marca” para se referir ao Logotipo ou logomarca não é adequado, pois, embora a representação gráfica faça parte da construção de uma marca, seu significado é muito mais abrangente, não se limitando a um desenho, mas também toda a cultura e emoções relacionadas à empresa.
Qual o real valor dessa discussão entre logotipo ou logomarca?
Muito se discute a respeito da correta utilização das terminologias, mas a questão que fica é: isso é realmente importante? Existem muitos profissionais que realmente levam essa questão a sério, defendendo que é o dever de qualquer profissional saber qual é a utilização correta das terminologias de sua área de atuação. Porém, a questão se resume ao âmbito profissional, e um cliente mais leigo no assunto tem todo o direito de utilizar a terminologia que quiser, afinal, se não há um consenso nem mesmo entre os profissionais da área.
No geral, dificilmente a utilização qualquer um desses termos fará alguma real diferença no dia a dia de alguém, ficando a critério de cada um analisar o significado de cada termo e seu contexto para decidir em qual dos termos investir.
Logo, logotipo ou logomarca? Não importa. Todos os termos hoje são usados para representar a mesma coisa e os três já se tornaram extremamente populares, sendo utilizados constantemente. Avalie como as pessoas utilizam esses nomes no ambiente em que você trabalha e adeque-se a ele.
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