sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Artes

Publicidade e Propaganda

O publicitário é um profissional especializado na criação de campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca junto ao público. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Desenvolve a arte de embalagens e cria logotipos para produtos e empresas. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio, TV e cinema, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira tanto como bacharel quanto como tecnólogo.


Dúvida do vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING?
Propaganda é qualquer comunicação com objetivo de convencer alguém sobre determinada ideia. A propaganda não tem, necessariamente, apelo comercial. Tanto é que existe a propaganda política, que tenta atrair o voto dos eleitores. Já a publicidade é a propaganda com objetivos claramente comerciais: a propaganda de um salgadinho, na TV, é publicidade, porque tem o objetivo de elevar as vendas. Já o marketing é a área da qual a propaganda e a publicidade fazem parte. Quem trabalha com marketing faz o planejamento estratégico das atividades que visam a aumentar as vendas e os lucros. Assim, publicidade e propaganda são ferramentas do profissional de marketing, a quem cabe planejar a melhor data para o lançamento de um produto, definir as promoções, projetar as vendas e avaliar os resultados de todas essas ações. O “marqueteiro” envolve-se, ainda, com a criação de produtos, de modo a atingir os desejos e as necessidades do consumidor.

O que você pode fazer

Atendimento Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
Mídia Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
Pesquisa Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.

Mercado de Trabalho

Com a crise econômica, o faturamento das agências de publicidade caiu 10% em 2015, gerando demissões. Mas a retomada do crescimento, esperada para 2017, deve elevar a procura pelo profissional. Publicidade sempre foi um mercado amplo, mas também concorrido, principalmente nas agências das grandes capitais. Mas existem oportunidades em agências menores, especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa. Essas agências também são contratadas pelas maiores para realizar serviços que, por conta da demanda, as grandes não conseguem absorver. São boas frentes de trabalho a criação de publicidade on-line e a área de mídias digitais. A publicidade atrelada à internet segue na contramão do mercado e tem crescido nos últimos anos. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para a divulgação de produtos ou serviços, até porque os usuários se reúnem em grupos de mesmos interesses e, portanto, de perfil semelhante. As maiores agências estão em São Paulo, onde os salários são melhores, mas também é maior a concorrência. Cidades menores do interior e capitais de outras regiões são nichos menos explorados.

Curso

O curso é focado em propaganda, ambiente promocional, planejamento de comunicação, criação, marketing, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado na propaganda de áreas específicas, como a política, a comercial e a institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão do curso. Atenção: algumas instituições oferecem ênfase em Marketing; no Instituto Infnet (RJ), o foco é em mídias sociais.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Soc. (public. e mkt.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mídias dig.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. Soc. (public. e prop.); Comun. Soc. (public., prop. com ênf. em mkt.); Prop. e Mkt.


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