terça-feira, 30 de agosto de 2016

OS BOLINHOS DE BH

Uma dose de verde vibrante, três colheres de criatividade e uma pitada de alegria açucarada: em algumas horas sai do forno o Bolinho Hulk – uma versão do personagem de grafite que colore os muros de Belo Horizonte desde 2009. Não há quem não note, especialmente as crianças, os divertidos cupcakes que estão espalhados por toda a cidade. O pequeno Samuel, de 5 anos, filho de Luciana Maria de Araujo, é um dos fãs mais dedicados do Bolinho. Em uma verdadeira caça ao tesouro, ele percorre as ruas de BH com a família sempre atento aos muros. Cada achado merece um registro em pose especial: já são 70 deles. Por crianças como ele (e muitos marmanjos), a artista Maria Raquel Alves Couto Ramiro, de 28 anos, resolveu mapear suas “crias”. Ela catalogou cerca de 140 deles espalhados pela cidade. Em seu site, recentemente criado, há um mapa com os endereços de cada ponto. Quem completar os tours propostos pode levarum brinde da lojinha dela para casa .Resultado de imagem para OS BOLINHOS DE BH






Grafite (Arte Urbana)

Grafite é uma arte de rua (urbana) caracterizada por desenhos em locais públicos, (paredes, edifícios, ruas, etc) que surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, na cidade de Nova York. O termo Grafite, de origem italiana “graffito” (plural “graffite”) significa a “escrita feita com carvão”.
Grafite (Arte Urbana)Grafite em Belo Horizonte, Brasil

Grafite no Brasil

A história do Grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo, época conturbada da história do Brasil, silenciada pela censura com a chegada dos militares no poder.
Paralelamente ao movimento que despontava em Nova Iorque, o grafite surge no cenário da metrópole brasileira como uma arte transgressora, a linguagem da rua, da marginalidade, que não pede licença e que grita nas paredes da cidade os incômodos de uma geração.
A partir disso, a arte de grafitar se transforma num importante veículo de comunicação urbano, corroborando, de alguma maneira, a existência de outras vozes, de outros sujeitos históricos e ativos que participam da cidade.
A partir disso, importante ressaltar que o grafite, inicialmente, foi uma arte caracterizada pela autoria anônima, em que o grafiteiro ou "writer" transformava a cidade num importante suporte de comunicação artística sem delimitação de espaço, mensagem ou mensageiro.
Portanto, o que importava naquele momento, era a arte em si e não o nome de seu autor. Por esse motivo, os ditos "cânones" são retirados de sua posição central e imperativa para dar lugar a uma arte de todos e para todos; arte da rua, na rua e para a rua; arte da cidade, na cidade e para a cidade: o grafite. Nesse sentido, a arte se funde com a vida do cidadão da metrópole através do movimento mútuo de transformação e de identificação de seus sujeitos
Assim, desde a década de 70 no Brasil, os grafiteiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico. Assim, a arte nesse momento, passa a ser não somente vista dentro dos museus ou dos centros culturais, mas, sobretudo, nas paredes das ruas, nos túneis, nos prédios da cidade.
Com efeito, o grafite é definido mais que uma linguagem artística, torna-se assim, um importante instrumento de protesto e de transgressão dos valores estabelecidos; em outras palavras, nasce uma nova forma de ocupação do espaço urbano e da percepção artística. De acordo com Celia Maria Antonacci Ramos, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, a arte do grafite é acima de tudo, a arte da cidade e do público que nela vive:
"Grafite: grande canal de comunicação, sem conexão com fibra ótica ou cabo elétrico, mas conectado diretamente com a cidade, com o público, com o aqui e agora. O grafite está na cidade, no espaço público, não tem proprietário nem vigia. Na carona dos grafites há sempre os rabiscos aleatórios, as mensagens de amor, as pichações políticas e os anúncios publicitários. Os grafites criados nos “udigrúdi” das cidades levaram o ocidente a presenciar pública e anonimamente o questionamento de muitos de seus valores estabelecidos, entre eles o da ocupação dos espaços da cidade e o da apresentação e valoração da arte. Se uma nova forma de política emerge desse contexto com ela uma nova forma comunicação e de arte."
Sem espanto, a arte do grafite, possibilitou a comunicação entre todos os moradores da cidade, a união de muitas culturas que coexistem; em outras palavras, permitiu a fusão entre o centro e a periferia.
No Brasil, essa arte disseminou-se rapidamente pelo país e, hoje em dia, segundo estudiosos do tema, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo. Alguns nomes de destaque no cenário nacional e internacional são: Eduardo Kobra, Alex Hornest, Alessandro Vallauri, Ramon Martins, Gustavo e Otávio Pandolfo (os gêmeos).

A Arte do Grafite

Resultado de imagem para grafite


Arte do Grafite é uma manifestação artística com ensejo de crítica ou justamente uma linguagem popular, onde os apreciadores possar debater sobre o tema proposto ou simplesmente admirar a beleza estética dos traços, em meio ao caos da vida nos grandes centros urbanos. A expressão do grafite é feita em espaços públicos, e a definição do termo é referente a pintura feita em parede. A origem remete a época do Império Romano, onde foram encontrados desenhos, e sua popularização aconteceu na década de 70, chamada de Idade Contemporânea, em alguns bairros da cidade de Nova York. Inicialmente um grupo de jovens estudantes decidiram marcar as paredes da cidade com algum tipo de símbolo próprio, a partir daí, o Grafite tomou forma e ganha cada vez mais técnicas para sua evolução.
O movimento do Hip Hop é um grupo que está intimamente conectado ao universo do Grafite, pois para este movimento a manifestação através de desenhos e mensagens, garante a liberdade de expressar as mazelas da humanidade, e ajuda a refletir a realidade dos menos favorecidos. O Grafite teve seu início no Brasil na década de 1970, na cidade de São Paulo, e insatisfeitos com o tom e linha que seguiam os americanos e desenvolveram as próprias técnicas, ao complementar o toque de "brasilidade", fato este que colocou em destaque o traço brasileiro entre os melhores do mundo.
O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de serem considerado um ato de vandalismo (pichar muro e patrimônio público). Por outro lado o Grafite é uma arte de rua, reconhecida pela sofisticada qualidade artística.
Dentre os materiais básicos para se desenvolver as artes em grafite, estão o látex e a lata de spray, além de outras ferramentas que implementam e fazer da arte ainda mais viva. Os termos utilizados nesta modalidade artística são: Spot, local onde se desenvolve a arte do grafite; Toy, termo designado ao grafiteiro que é iniciante; Tag, que é a assinatura de quem desenhou; Bite, aquele que copia o estilo de determinado grafiteiro; Crew, grupo de amigos que se reúne para pintar em um mesmo local e o Writter ou Grafiteiro, que é o artista responsável pela pintura.
Os grafiteiros mais famosos no Brasil são: Os Gêmeos, Eduardo Kobra e Ramon Martins. Entre os espalhados pelo mundo, podemos destacar os seguintes: Banksy (Inglaterra), Kurt Wenner (Alemanha), Eric Grohe (Estados Unidos), Smug (Escócia), Edgar Mueller (Alemanha).

Logo, logotipo, marca e logomarca. Qual a diferença?


Muitas pessoas ainda confundem as denominações logo, logotipo, marca e logomarca. É comum ouvir pessoas leigas dizendo: “Adorei a logomarca da sua loja.” Mas afinal, qual a diferença entre elas? É sobre os conceitos desses termos, ainda tão discutidos, que vamos tratar neste post. Vamos explicar de maneira clara a diferença entre eles para que você não confunda mais esses termos.

Entenda a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca

Logo e logotipo

Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Exemplo: se um cliente nos entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo. A partir desse conceito, criamos um símbolo gráfico, que é o tipo.
Ambas as palavras têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si. Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico. Exemplos de logotipos são: Google, Sony, Coca-Cola e vários outros. O logotipo pode ser registrado através do registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. O nome registro de marca gera uma pequena confusão porque na verdade o logotipo é que é registrado e não a marca.
O logotipo é uma parte da marca, que deve aparecer nas peças gráficas feitas pela empresa. Por exemplo, o símbolo de uma empresa não é a marca em si, mas representa o conceito que a empresa deseja associar à sua marca. Exemplos: Apple e Nike.

Marca

Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida. De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.
Segundo o autor e professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.

Logomarca

É uma palavra praticamente inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com a palavra logotipo. Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada, abrasileirada, para a representação de uma nova forma de logotipo.
O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido.
Resultado de imagem para logo
Resultado de imagem para logomarca
Resultado de imagem para marca

Grafiteiros Mais Famosos Do Mundo - ARTES

Grafiteiros Mais Famosos Do Mundo

O Grafite é uma arte que cada vez vem sendo mais valorizada. Um pouco do preconceito também foi abolido e hoje em dias as pessoas conseguem diferenciar uma pichação e um grafite.
Algumas cidades estão propondo projetos para cidade mais colorida, em que as pessoas cedem o muro de suas residências e os grafiteiros fazem um desenho do agrado dos proprietários. Essa iniciava vem por conta de os grafiteiros não terem muitos lugares para poderem exibir sua arte, com os moradores cedendo o muro tudo fica mais fácil.
Conheça um pouco mais sobre o grafite, veja como esta é uma arte bonita e que deve ser ainda mais valoriza por todos.

Maiores Grafiteiros Do Brasil

Alex Hornest: Este é um grafiteiro, pintor, escultor e também artista multimídia. Ele nasceu em 1971, em São Paulo e começou a formar a sua carreira como um artista a partir do ano de 1990, após começar a sair às ruas e publicar os seus grafites. Alex começou a gravar todas as ações como grafiteiro e elas foram transformadas em um documentário chamado “A Invasão e Sujo”, em parceria com Marky Borsky.
Desde criança, Alex já gostava de desenhar e foram muitos trabalhos realizados, seja sozinho ou em grupo. No total ele já realizou mais de vinte e oitos trabalhos.
Alex Vallauri: Este foi um grafiteiro que nasceu em Asmara, na Etiópia, em nove de outubro de 1949, mas este artista acabou se radicando no Brasil. Este grafiteiro que muito novo, com apenas trinta e oito anos este artista já tinha nos deixado esses grandes trabalhos que ficaram imortalizados. Alex chegou a receber algumas premiações antes de sua morte, mas mesmo assim tudo foi muito pouco, tendo em vista todo o talento que este homem possuía. Este grafiteiro fez trabalhos individuais e alguns também coletivos.
Anarkia Boladona: Esta é uma grande grafiteira que nasceu no Rio de Janeiro em 1981. Esta grafiteira possui muita atitude, pois ela e suas conhecidas não acham certo que este trabalho seja considerado apenas masculino. Com isso, Anakia é uma das primeiras mulheres a conquistar o seu espaço em um lugar que era liderado por pessoas machistas que diziam que o grafite não tinha espaço para ela. Esta grande grafiteira já fez vários trabalhos, alguns deles não apenas de sua autoria e contam com a participação de outras mulheres.
Galo de Souza: Este grafiteiro brasileiro nasceu no Recife em 1980. Ele possui uma origem humilde, veio da periferia localizada na região metropolitana do Recife. Com apenas dezesseis anos, este grande grafiteiro já começava a fazer seus pequenos e importantes trabalhos, muitos já eram coletivos, mas também fez outros individuais. De qualquer forma, este grafiteiro se saiu muito bem nos seus trabalhos, que são todos de altíssima qualidade. Em sua arte sempre há algo explícito, e seus desenhos possuem algo relacionado ao tema.
Os Gêmeos: Os Gêmeos é uma dupla de irmãos que realmente são gêmeos idênticos. Os dois são grafiteiros e saem pelas ruas de São Paulo para deixá-la mais colorida. Estes dois irmãos nasceram em 1974 e possuem os nomes de Otávio e Gustavo Pandolfo. Os dois possuem uma formação acadêmica em Desenho de Comunicação pela escola Técnica Estadual Carlos de Campos.
Eles começaram a distribuir a sua arte em 1987, no bairro onde eles cresceram. Logo depois já se tornaram duas pessoas fundamentais para o grafite paulista e acabaram definindo um padrão para o estilo do grafite brasileiro.
Além dos trabalhos deles que foram realizados no Brasil, em vários outros países são encontrados trabalhos dos Gêmeos, como nos Estados Unidos, Cuba, Alemanha, Inglaterra, Grécia, entre outros. Este dois artistas atualmente são considerados não apenas como os melhores artistas de grafite do Brasil, mas sim do mundo todo.
Hudinilson Urbano JúniorEste é um artista multimídia brasileiro e grafiteiro que nasceu em São Paulo em 1957. No ano de 1975, este artista iniciou um curso de artes plásticas pela escola Armando Álvares Penteado, ele fez uma série de cursos como grafite, pintura, performances do corpo humano e xerografia, mas seu principal tema ainda continuo sendo o grafite.
Este artista de grafite sai pelo mundo para mostrar o seu trabalho, no Brasil ele é bastante reconhecido com o seu estilo e agora está procurando ainda mais credibilidade e sucesso no exterior para conseguir ainda mais créditos e chamar a atenção de todos para o grafite.
SlimRimografia: SlimRimografia é um grafiteiro, mas, além disso, ele é um rapper e também MC brasileiro que nasceu em São Paulo. Ele já é um grande amador do grafite, pois usa sua arte apenas nas horas vagas, ele não é um artista que usa o grafite como uma profissão, mas ainda sim possui muita credibilidade em seu trabalho, já tendo feito vários desenho bastante interessantes pelas ruas do Brasil.
Além do grafite, este músico faz um grande sucesso com suas músicas. Ele mistura as duas artes, músicas e grafite, chamando cada vez mais as pessoas a prestarem mais a atenção neste trabalho que é tão importante para eles.
Zezão: José Augusto Amaro Capela ou, como é mais conhecido, Zezão, é um grafiteiro que iniciou suas atividades em 1995. Este grande grafiteiro é um dos mais conhecidos no Brasil e possui várias obras suas espalhadas pelas ruas da cidade de São Paulo, deixando a cidade ainda mais bonita e colorida. Sua arte também pode ser encontrada em museus de arte, onde todos podem apreciar os seus trabalhos.

A Arte do Grafite




 A Arte do Grafite é uma manifestação artística com ensejo de crítica ou justamente uma linguagem popular, onde os apreciadores possar debater sobre o tema proposto ou simplesmente admirar a beleza estética dos traços, em meio ao caos da vida nos grandes centros urbanos. A expressão do grafite é feita em espaços públicos, e a definição do termo é referente a pintura feita em parede. A origem remete a época do Império Romano, onde foram encontrados desenhos, e sua popularização aconteceu na década de 70, chamada de Idade Contemporânea, em alguns bairros da cidade de Nova York. Inicialmente um grupo de jovens estudantes decidiram marcar as paredes da cidade com algum tipo de símbolo próprio, a partir daí, o Grafite tomou forma e ganha cada vez mais técnicas para sua evolução.
O movimento do Hip Hop é um grupo que está intimamente conectado ao universo do Grafite, pois para este movimento a manifestação através de desenhos e mensagens, garante a liberdade de expressar as mazelas da humanidade, e ajuda a refletir a realidade dos menos favorecidos. O Grafite teve seu início no Brasil na década de 1970, na cidade de São Paulo, e insatisfeitos com o tom e linha que seguiam os americanos e desenvolveram as próprias técnicas, ao complementar o toque de "brasilidade", fato este que colocou em destaque o traço brasileiro entre os melhores do mundo.
O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de serem considerado um ato de vandalismo (pichar muro e patrimônio público). Por outro lado o Grafite é uma arte de rua, reconhecida pela sofisticada qualidade artística.
Dentre os materiais básicos para se desenvolver as artes em grafite, estão o látex e a lata de spray, além de outras ferramentas que implementam e fazer da arte ainda mais viva. Os termos utilizados nesta modalidade artística são: Spot, local onde se desenvolve a arte do grafite; Toy, termo designado ao grafiteiro que é iniciante; Tag, que é a assinatura de quem desenhou; Bite, aquele que copia o estilo de determinado grafiteiro; Crew, grupo de amigos que se reúne para pintar em um mesmo local e o Writter ou Grafiteiro, que é o artista responsável pela pintura.
Os grafiteiros mais famosos no Brasil são: Os Gêmeos, Eduardo Kobra e Ramon Martins. Entre os espalhados pelo mundo, podemos destacar os seguintes: Banksy (Inglaterra), Kurt Wenner (Alemanha), Eric Grohe (Estados Unidos), Smug (Escócia), Edgar Mueller (Alemanha).

street art Čačak, Serbia - Art | Graffiti | Street Art Pinterest: KarinaCamerino:

Novo mural de 52 metros de altura em São Paulo, homenageia Oscar Niemeyer (falecido em dezembro do ano passado com 104). Arte de Eduardo Kobra. // New mural 52 feet high in Sao Paulo, honors Oscar Niemeyer (who died in December last year with 104). Art by Eduardo Kobra.:

ARTE DE RUA/GRAFITE




PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI 
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA 
FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI 

CHAMADA PÚBLICA n° 01/2015 
CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE ARTISTAS - ARTE NA RUA 2016 A Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) torna pública esta Chamada, estabelecendo critérios para selecionar os(as) artistas que se apresentarão no projeto Cultura Niterói – Arte na Rua no ano de 2016, de acordo com o cronograma em anexo. Este circuito das artes percorre variadas ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói com apresentações nas mais diversas linguagens artísticas, e leva para próximo do público artistas, em especial os de Niterói. O Arte na Rua parte do princípio de que as ruas são livres para as manifestações artísticas, por isso fomenta apresentações na rua e de rua que estabelecem um diálogo entre os artistas e os cidadãos, através das práticas artísticas públicas: Arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis 3017/13 e 3057/13.
Resultado de imagem para arte de rua                       

GRAFITE - ARTES

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Resultado de imagem para grafiteResultado de imagem para grafite