Veja algumas das logomarcas que mais fazem sucesso no Brasil e também no planeta.
Nestlé
A logomarca da companhia alimentícia é composta de pássaros em um ninho. Essa identificação comercial é adotada pela empresa desde os primórdios de sua fundação, algo em torno do ano de 1875. Ela é muito lembrada pela população, associando com produtos destinados à alimentação. A única profunda alteração que ocorreu na marca foi a extração de um filhote de passarinho no ninho, passando de 3 para 2. Isso em 1985, que significou reduções na empresa.
Apple
A Apple não poderia passar despercebida, já que a grande empresa tecnológica que inovou ao lançar o smartphone para uso doméstico, já que o mesmo era somente para executivos, também tem uma marca forte. A maçã com um pedaço extraído se tornou febre para os entusiastas da companhia. Em todos os seus produtos, a logomarca é estampada, no iPhone, iPad, iMac, enfim. Há quem diga que Steve Jobs escolheu “Apple” para ser a nomenclatura da empresa pelos seguintes motivos:
- *”Apple” inicia-se com a letra A, que é a primeira letra do alfabeto, ou seja, sempre na frente das empresas rivais;
- *Pela audácia de se relacionar uma fruta com objetos eletrônicos e com tecnologia de ponta;
- *Pelo fato de a maçã ser uma fruta saudável.
Temos que concordar que Jobs e Steve Wozniak foram bastante inovadores e diferentes, por escolherem um nome incomum para uma empresa de eletrônicos.
Rede Globo
Uma bola grande, recortada por um retângulo que havia outra bola, um pouco menor. É assim a descrição da logomarca adotada pela Rede Globo, uma das maiores redes de televisão do planeta. Carioca, a emissora consagrou o seu logotipo entre a população brasileira, tendo diversas versões. A atual, por exemplo, é totalmente diferente das adotadas anteriormente. A bola ganhou cores platinadas; O fundo colorido, que representa o arco-íris, antes formados por pequenos triângulos, foram retirados e trocados por linhas. Hans Donner, o designer gráfico responsável pela logomarca, argumenta que a bola maior representa o mundo, o retângulo uma tela de televisão, e a bola menor no retângulo o próprio mundo, ou seja, como se o mundo fosse transmitido pela tela da TV.
Nike
A famosa marca de produtos para vestuário tem uma identidade visual modesta, sem nenhuma extravagância, aliás. Somente um risco com uma curvatura, que parece mostrar a letra C. Quando foi criada, isso em 1972, o preço pago pelo desenho era bastante curioso, apenas 35 dólares. Criado por Carolyn Davidson, uma estudante na época, a logomarca vale, segundo uma estimativa do ano 2000, mais de 8 bilhões de dólares.
Lacoste
A empresa de vestuário também é bastante reconhecida no mundo, tanto pela qualidade das suas peças tanto na escolha de seu logotipo: um crocodilo. Apresentamos aí algumas empresas cujas logomarcas são bastante conhecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário