Olha que legal: o COI, ou Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização dos Jogos Olímpicos, aprovou a criação de um time de atletas refugiados para competir nos Jogos Rio 2016!
A equipe se chamará Team Refugee Olympic Athletes (Time dos Atletas Olímpicos Refugiados, em tradução livre), e contará com esportistas que tiveram de fugir de seus países.
A delegação terá uma cerimônia de boas-vindas na Vila Olímpica, onde ficará hospedada, assim como todos os outros atletas. Na cerimônia de abertura, o Time dos Atletas Olímpicos Refugiados vai desfilar com a bandeira olímpica antes do anfitrião Brasil, última delegação a se apresentar.
A organização Solidariedade Olímpica será responsável por cobrir os custos de viagem e outras despesas dos atletas. Foram identificados 43 esportistas com potencial para participar dos Jogos, e eles estão sendo assistidos pelo Comitê Olímpico Internacional.
A expectativa é que o Time de Atletas Olímpicos Refugiados tenha entre cinco e dez representantes. Os participantes serão anunciados na próxima reunião da diretoria executiva do COI, em junho. Os critérios de nomeação incluem nível esportivo, status oficial de refugiado verificado pelas Nações Unidas e situação e histórico pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário