quarta-feira, 20 de abril de 2016

JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS (atualidades)

Sempre que pensamos em um tipo de competição desportiva, pensamos em Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e até em algum que o nosso país participa muito pouco, como as Olimpíadas de Inverno. Porém, nunca imaginamos os Jogos dos Povos Indígenas.
Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. A edição dos Jogos de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias.                                                           As modalidades disputadas variam um pouco entre os torneios, mas basicamente são as que seguem:
Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. ; - Cabo de Guerra: É disputada em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes.; - Canoagem: A canoa é o meio de transporte mais tradicionalmente utilizado pelas tribos indígenas, porém o tipo de canoa e o material utilizado para sua fabricação é bastante variável.; - Corrida com Tora: As toras, feitas de buriti, e com massa em torno de 100 Kg, devem ser carregadas pela equipe ao percorrerem uma distância pré-determinada.; - Xikunahity: Esse esporte também é conhecido como futebol de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário